Projeto BLC #2: TAG Livros ou Travessuras?




Oi oi pessoal!!

postagem  de hoje faz parte do Projeto Blogagem Literária Coletiva, promovido pelos Blogs Chá & Livros, Os Literatos e Diário de uma Livromaníaca, sendo este o segundo tema do Projeto BLC! Para ver o primeiro tema clique aqui.

Como em Outubro comemoramos o Halloween, o Projeto Blogagem Literária Coletiva apresenta a TAG “Livros ou Travessuras?”.

Dessa vez vamos entrar no mundo do terror e mistério, homenageando os personagens que caracterizam o Halloween ou, como chamamos aqui no Brasil, O Dia das Bruxas, e para isso, criamos uma brincadeira em forma de TAG, onde para cada personagem de histórias e lendas de horror, temos que associar a um livro que lemos. 




Livros ou Travessuras?


1°.  Livro Drácula: Os vampiros são caracterizados por sugar o sangue alheio, cite aquele livro que sugou todas as suas forças, deixando você sem ar.

Marina, do maravilhoso Carlos Ruiz Zafón. Sem palavras pra esse livro! Ele me divertiu, emocionou, deu medo, não exatamente nessa e em alguns momentos era tudo ao mesmo tempo. Eu fiquei extasiada com o brilhantismo com que é desenvolvida a história e com o final, li ele super rápido e ainda tive uma ressaca literária. Fantástico!








2°.  Livro Fantasma: É de consenso geral que os fantasmas existem nas histórias de terror para assustar e assombrar a todos. Comente sobre aquele livro que te assombrou durante muito tempo.

A Menina que Não Sabia Ler, do John Harding. Pense em alguém que ficou cerca de um mês com medinho de espelhos... pois é, essa pessoa sou eu. Não tem bem como eu explicar o motivo desse medo sem dar spoiler, então se você está a fim de levar uns sustinhos e desconfiar até da própria sombra, leia esse livro!








3°.  Livro Lobisomem: Tal qual a licantropia que passa de mordida por mordida, cite um livro que você gostou tanto que indicou a várias pessoas.

Um livro que eu amo muito e praticamente obriguei a Duda (minha melhor amiga que faz as ilustrações do blog) a ler de tanto que eu falava nele foi Coração de Tinta da autora Cornelia Funke. Eu amo esse livro!! A narrativa, a proposta da história, os personagens... é muito amor! Inclusive, se você quer uma dica, leia esse livro, com certeza não irá se arrepender, indico mil vezes!







4°.  Livro Bruxa: Bruxas são famosas por jogarem feitiços e maldições nas pessoas. Portanto, conte-nos qual livro que te enfeitiçou, pode ser tanto de forma positiva quanto negativa.

Nessa pergunta eu vou trapacear e colocar dois livros. As Crônicas de Nárnia escrita por C. S Lewis, e A Guerra dos Tronos do George R. R. Martin. Ambos eu peguei emprestado com a Duda (Nárnia está na minha casa até hoje, já deve fazer um ano que to com ele...) e eles me enfeitiçaram de uma maneira que eu não conseguia parar de ler! Nárnia ainda não terminei, mas li três livros e meio praticamente no mesmo dia. A Guerra dos Tronos eu peguei um dia de forma descompromissada e dai não larguei mais ele até terminar. Confesso que deu até dó devolver... hahaha XD



E A Guerra dos Tronos foi justamente por ele que eu virei mega fã da série e não perco um episódio! Fui completamente enfeitiçada pro ambos, não dá para largar!







5°.  Livro Frankenstein: Infelizmente, o Frankenstein é aquele personagem o qual as pessoas julgam pela sua aparência aterrorizadora. Em sua homenagem, comente aquele livro que a princípio você julgou mal pela capa, mas ao ler você acabou gostando da história.

Noite Eterna, da Claudia Gray. Não por não ter gostado da capa, ela é bem legal, mas eu achei que ia ser mais um clichê bobo sobrenatural, mas na verdade ele se mostrou diferente! Usando inclusive fantasmas, que são um elemento em baixa entre as criaturas sobrenaturais, e a história em si é bem legal apesar de ter alguns pontos um pouco clichês, eles foram bem trabalhados!






6°.  Livro Zombie: O Zombie é aquele personagem clássico que não dorme. Qual foi o livro que te fez ficar acordada a noite toda sem conseguir parar de ler?

Bom, aqui não é exatamente um livro, mas um mangá. Mangá para quem não sabe são as revistas em quadrinhos japonesas, elas tem algumas peculiaridades em ralação às HQs que todo mundo conhece, mas isso a gente deixa pra explicar em um próximo post. O mangá que estou lendo agora se chama Nisekoi e foi escrito por Naoshi Komi. Eu literalmente estou passando as madrugadas lendo, vou dormir por pura obrigação mesmo!! Ele é muito fofo e hilário, mas o legal é que não é só isso; tem toda uma história que acaba te prendendo e você não quer fazer mais nada até descobrir todo o rolo do enredo!! A Duda (que está sendo super citada hoje...) já era super fã dele antes de mim e me mostrou recentemente, mas acho que daqui a pouco ela vai se arrepender disso, de tantas mensagens que eu mando contando minhas reações ao ler e os meus ataques de fangirl! XDD

Para vocês terem uma ideia, esse mangá é tão bom, mas tão bom que estamos pensando em fazer um post exclusivo pra ele aqui no blog, então se alguém se interessou aguarde que logo vamos falar mais sobre ele!


7°.  Livro Gato Preto: Essa é aquela lenda que você não sabe se acredita ou não e acaba ficando confuso. Sendo assim, fale daquele livro que te deixou confuso, sem saber muito bem como reagir a ele.


Como Eu Era Antes de Você, da autora Jojo Moyes. Sinceramente eu fiquei por um bom tempo sem saber como reagir a esse livro, não sabia se fica triste, com raiva ou conformada e até mesmo feliz com o final. No fim das contas eu gostei bastante do livro e até entendo os motivos do Will assim como gostei bastante do final da Louisa, mas sei lá... até hoje não tenho opinião definida.





8°.  Livro Fogueira: A fogueira foi a causa das mortes injustas de muitas “bruxas”, assim como um símbolo presente em várias narrativas de horror. Conte sobre aquele livro que acendeu uma chama interior e te deixou pegando fogo de tanta raiva.

Um livro que me deixou com bastante raiva e frustação foi o Sr. Segunda-feira Do autor Garth Nix. Esse livro faz parte de uma série chamada As Chaves do Reino. Talvez vocês até me julguem por isso mas eu nem consegui terminar de ler o primeiro, no começo eu já queria desistir, mas eu me obriguei ai até pelo menos o meio da história para ver se mudava de ideia, mas não deu. Nem cheguei a ler o resto da série e fiquei com bastante raiva por ter perdido tempo lendo ele.

Vou confessar uma coisa para vocês, eu detesto não gostar de um livro, eu até fico pensando “será que o problema não é comigo?”, e esse eu até estou pensando em quem sabe tentar mais uma vez já que faz anos desde a última vez que peguei ele emprestado (sim, da Duda também) então vai que eu mudo de ideia...

Se alguém já tiver lido, por favor me diga se a história melhora ou não.


9°.  Livro Cavaleiro Sem Cabeça: Diz a lenda que o Cavaleiro que assombrava Sleepy Hollow perdeu a cabeça durante a Guerra da Independência dos EUA. Porém aqui o que faz perder qualquer parte do corpo são os livros, por isso, conte-nos sobre aquele livro que te fez perder a cabeça, ou seja, a compostura.

Marley & Eu, do John Grogan. Eu li ele logo que foi lançado no ano de 2006, então eu estava com 12 anos. Gente, vocês não tem noção do estado em que eu fiquei... chorei por dias a partir do momento em que a história começa a...mudar de rumo, digamos assim (tentativa de não dar spoiler caso alguém ainda não tenha lido e nem visto o filme). Eu li ele super rápido, mas a partir do momento em que a história estava se encaminhando para o final, comecei a demorar bastante pelo lado de ler algumas páginas e ter que parar por já estar prevendo o que ia acontecer. Literalmente precisei esconder o livro porque nem a capa eu conseguia ver! Vê se pode uma coisa dessas?! Mas depois de rios de lágrimas e momentos sem nem conseguir contar a história do livro para outra pessoa sem que eu caísse no choro, essa história se tornou uma das minhas favoritas!


10°.       Livro Cemitério: O cemitério é um cenário clássico do Halloween e das narrativas de terror, ele é considerado um lugar terrivelmente calmo e silencioso, reservado para o sepultamento dos mortos. Para caracterizar o cemitério, cite aquele livro que você enterrou na sua estante, não terminou de ler ou nem mesmo começou, seja por ter esquecido ou por ter desanimado com a história.


Nossa essa é difícil porque tem vários (bem mais do que eu gostaria), mas um que inclusive fica “me olhando” todos os dias é o Don Quixote, do Miguel de Cervantes... Sério, sabe aquele livro que você quer muuuuito ler, mas ao mesmo tempo por uma razão ou outra nunca pega ele? Tadinho, eu sei que a história é boa e estou muito curiosa, até porque a minha edição é maravilhosa, mas não sei o que acontece... Acho até que assim que eu terminar esse post até vou ler ele!







Bom pessoal, por hoje é isso! O que acharam dos livros que escolhi? Se quiserem resenha de algum deles é só indicar qual é nos comentários!

Para quem participa ou vai participar do projeto, não esqueçam da data para entrega das postagens!


Primeira postagem: Estagiários de Jonh Green – 31 de Outubro.

Segunda postagem: Livros ou Travessuras? – 31 de Outubro.


E não esqueçam também da data dos sorteios!
Projeto BLC #1: 31/10/2014

Opções de Livros*

Ø  A Culpa é das Estrelas – Jonh Green
Ø  Halo – Alezandra Adornetto
Ø  O Diário de Bridget Jones – Helen Fielding
* O ganhador desse sorteio poderá escolher um livro dentre os três títulos apresentados.
Projeto BLC #2: 31/10/2014

Um Kit de Terror, contendo:

Ø  A Estrada da Noite – Joe Hill
Ø  A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça – Washington Irving

Não esqueçam: Para que a sua participação no sorteio seja válida, é necessário seguir os três Blogs idealizadores do Projeto BLC.

Espero que tenham gostado da TAG, e passem lá no blog Os Literatos e Diário de uma Livromaníaca para ver o que as meninas responderam!


Kissus kissus! o/

5 comentários

  1. Ana Carolina dos Santos Paiva5 de outubro de 2014 às 17:38

    Adorei Juh! Aiii Coração de Tinta é um dos meus livros favoritos, Nárnia então nem se fala! Se eu pudesse escolher um universo para visitar, eu com certeza escolheria Nárnia! *-*
    Beijinhos
    diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aaaah, amei o tema desse mês *----* Amo, amo, AMO tags, e essa ficou realmente muito divertida. Gostei das tuas respostas, fiquei curiosa para ler alguns livros que não conhecia ainda. Te aviso assim que responder lá no blog também :3

    Beijos e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Liah!!
    Ah que bom que gostou!!! Nós também adoramos tags e nos divertimos bastante respondendo, espero que vocês também!

    Legal! Quais você ficou curiosa? Quando ler algum deles me avise!
    Ok, vou ficar aguardando seu post!


    Kissus, e uma ótima semana pra ti também!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Juliane!

    Também me emocionei demais tanto com "Como eu era antes de você" quanto com "Marley e Eu", são livros que todos devem conhecer.

    Beijos,

    http://legereoculis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sou esquecida, eu sei, HSIUDHASUIDHASUIDHASUI.
    Dos que ainda não estavam na minha longa lista de "quero ler", fiquei curiosa pelo "Marina" e "Noite Eterna". Além, claro, dos que já estavam na minha lista, "Coração de Tinta" e "A Menina que Não Sabia Ler". E poxa, sério que não gostou de "Sr. Segunda-Feira"? Me deparei com esse livro em uma confissão e acabei ficando interessada por causa do título - é bem diferente.
    E opa, acabei de postar lá no blog, estava esperando chegar o dia 31 para postar, hehe.
    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir

Todas as ilustrações utilizadas nesse blog são de autoria da ilustradora Duda Almeida. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...