Google Friend Connect? O que é isso?


Olá amores!

O Google Friend Connect (GFC) é uma forma de os blogs se tornarem um ambiente mais interativo para seus leitores. Através dele é possível ver quem acompanha o blog e receber atualizações dos blogs que vocês seguem pelo painel do blogger sem precisar criar um. Outra vantagem são as promoções feitas nos blogs que você gosta: a maioria coloca como critério de participação seguir o blog, então vai ser muito mais fácil se vocês já os tiverem seguindo. Para nós blogueiros o apoio dos leitores conta muito e é gratificante para nós saber que vocês prestigiam nosso trabalho através de comentários, compartilhando nossos posts com seus amigos ou simplesmente nos seguindo. A vantagem prática é na hora das parcerias, pois muitas editoras e lojas usam como um dos critérios o número de seguidores,.

Eu notei que bastante gente acompanha as postagens pelas redes sociais, mas poucos são os que seguem o blog por aqui mesmo. Pode ser que a maioria não siga porque simplesmente não quer, e tudo bem quanto à isso, mas se mudarem de ideia eu não me importo, mas também tem aqueles que não seguem por não saberem como se faz isso. Então, pensando nisso, eu decidi dar uma de professora e ensinar vocês como se faz isso!

Para quem já tem uma conta Google: São apenas quatro passos!

1. Na barra lateral do blog vocês vão encontrar a área "seguidores". Nela é mostrada miniaturas dos seguidores do blog. Ai é só clicar em "participar deste site":



















2. Irá se abrir uma pop-up que pedirá para vocês escolherem uma conta que será usada para fazer o login. Essa conta poderá ser do Google (que inclui perfil no google +, youtube, gmail, blogger, google play, google drive, etc), Twitter, Yahoo, AIM, Netlog ou Open ID:














3. Se vocês escolherem usar uma conta Google abrirá uma página pedindo para que você digite seu e-mail e senha para login:






















4. Logo após você fazer o login abrirá outra página confirmando seu nome e foto do perfil. Também será perguntado se vocês desejam seguir o blog publicamente ou de maneira privada. Para que vocês serem contabilizados no número de seguidores, escolham seguir publicamente. Pronto! Vocês já estão seguindo o blog!


Para quem usar os outros meios além do google para fazer login, os passos são o mesmo, só o 3 que muda para a respectiva página de login de cada site.


Mas se você ainda não tem uma conta Google e não sabe como criar...

1. Abra a página do google ou uma nova guia e clique em "login":

2. Vai aparecer uma área de login do Google. Cliquem em "criar conta":


3. Vocês serão redirecionados para uma área onde deverão digitar seus dados pessoas. Não é obrigatório digitar o número do celular. Depois disso é só selecionar a caixinha do "concordo com os termos de uso" e clicar em "próxima etapa":


4. Será perguntado se vocês desejam criar um perfil público no Google +, selecione o que melhor lhe convém:

5. Agora é só clicar em "seguir para Gmail" e pronto!


É isso pessoal! Espero que tenham aprendido, se surgir alguma dúvida é só perguntar nos comentários e eu vou tentar responder da melhor forma possível! Agora, para testar que tal vocês seguirem o blog?


Kissus kissus! o/

5 comentários

  1. Só uso o GFC por causa do blog, e só para isso. Acho que a rede social é pouco difundida, até porque não oferece muitos atrativos, mas para quem é blogueiro, isso é bom. Gostei bastante do tutorial, aposto que ajudou muitas pessoas. Beijos


    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo tutorial! As vezes os leitores adoram o blog, lêem sempre o pedido para seguir e não sabem como se faz para seguir o blog. Faltava um post desses! Belo post!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Legal te ver por aqui! :)
    Pois é, realmente não adianta nada eu pedir para seguirem se eu sei que tem gente que nem sabe como fazer isso, dai o mínimo que a gente tem que fazer é ensinar quem ainda não está familiarizado com o funcionamento do blog. Fico feliz que tenha gostado do post e da minha explicação, se tu diz que ficou bom é porque ficou mesmo XD

    ResponderExcluir
  4. Vou ser sincera, eu também só uso o GFC por causa do blog também. Pois é, o ideal seria que mais pessoas soubessem como funciona e a importância deles para nós blogueiros, mas também acho que ele deveria oferecer mais atrativos para os leitores, isso facilitaria para que o pessoal começasse a usar mais.
    Fico feliz que tenha gostado do tutorial. Obrigada por comentar!! :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu post, bem informativo. Em relação a mim, eu já sabia como funcionava, aprendi na raça mesmo. Porque não havia visto nenhum tutorial ou infos sobre como clicar no GFC, mas sem dúvidas se alguém tinha dúvida ou não sabia como utilizá-lo, com certeza não tem mais nenhuma.
    Beijão

    E te indiquei pra responder uma tag, lá no blog. :)
    Beijos
    http://lendoeapreciando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Todas as ilustrações utilizadas nesse blog são de autoria da ilustradora Duda Almeida. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...