Desafio 20 anos, 20 livros: Recapitulando + #5 O que eu penso sobre... Deixe a Neve Cair - John Green

Oi oi pessoal!

Aqui estou eu tendo a decência de atualizar o desafio 20 anos, 20 livros! Para quem não sabe (ou não lembra) esse é um desafio autoimposto com origem no meu aniversário. Dia 07 de junho eu completei 20 outonos e em comemoração minha família se reuniu para me me dar 20 livros, legal né? *---*

Sendo assim, eu decidi ler e falar sobre todos eles aqui no blog seguindo uma ordem de sorteio que eu mesma fiz e expliquei nesse post. O que eu preciso avisar para vocês é que a ordem da lista será alterada para maior regularidade dos posts, sendo assim os livros que eu sei que irei demorar mais para ler ficarão para depois, okay? Sugestões quanto a isso são bem-vindas. :)

Bom, explicações feitas, vamos ao livro da vez!




Hoje eu vou falar sobre o Deixe a Neve Cair, um livro que reúne três contos escritos respectivamente por Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle. A proposta desse livro é que cada um dos três escreve um conto que se passa no natal. O que eu achei mais legal nesse livro é a interligação feita entre as três histórias e seus personagens.

Se eu pudesse resumir esse livro em uma palavra, seria natal.

Isso é óbvio né Juh, a ideia do livro é essa!

Eu sei, eu sei. Só que eu não falo só do natal em si, falo de todo o sentimento que essa data me remete. Para muitas pessoas essa data é complicada por diversos fatores bastante compreensíveis, mas eu sempre tive boas memórias dessa época do ano como família reunida, momentos divertidos... e foi exatamente isso que o livro me passou. 

Sabem aqueles livros que você consegue sentir as sensações que ele te propõe? Comigo foi assim, eu sentia o cheirinho do peru no forno, o gosto do chocolate quente, o som da chuva caindo e até a sensação de frio. Como ganhei ele de aniversário, não cheguei a ler no natal, mas sabem que eu acho que foi até melhor? Porque no Brasil o natal é no verão, e mesmo fora de época ler no inverno fez com que eu me conectasse bastante com a história, talvez até mais do que se tivesse lido na data certa!



O primeiro conto é O Expresso Jubileu, que narra a história de Jubileu no dia que era para ser o mais perfeito do ano, onde ela comemoraria não só o natal, mas um ano de namoro com Noah, seu namorado maravilhoso. Mas os seus planos vão por água abaixo quando seus pais, colecionadores obsessivos pela Casa de Papai Noel da Flobie vão presos e ela precisa embarcar de última hora num trem e ir passar o natal com seus avós. Não bastasse tudo isso o trem ainda fica preso na neve bem no meio do caminho, e ao ser obrigada a aturar um grupo de líderes de torcida que também estavam no trem Jubileu vê como única saída passar a noite em uma Waffle House que avistara da janela do vagão. Lá ela conhece Stuart, um garoto simpático e cavalheiro que a convida para esperar o tempo melhorar em sua casa até que a situação se resolva, e como Jubileu já não possuía nenhuma outra alternativa melhor, decidiu aceitar.

A história de Maureen foi absurdamente fofa, sabe aqueles romances que te prendem na história e você só consegue pensar "owwnt!"? E bem esse tipo de história, além de que com ela você começa a pensar que até mesmo nas piores situações algo bom pode vir a acontecer e que provavelmente não aconteceria se tudo estivesse ocorrendo bem. Então se você quer se animar, leia ela!

O Milagre da Torcida de Natal se passa na mesma história que o primeiro, e conta a história de três amigos que interrompem uma maratona de filmes no natal quando um dos atendentes da Waffle House liga para eles avisando que líderes de torcida estão lá ensaiando seus números e não vão sair tão cedo. Tudo parece muito simples, mas acrescente a isso o problema de que os outros dois funcionários do lugar também chamaram seus amigos e apenas um dos grupos poderia entrar e ainda assim deveriam ter um twister em mãos. A partir dai começa uma verdadeira corrida maluca na neve e acontece todos os perrengues possíveis.

Confesso que não gostei tanto assim da história do John Green, achei a história meio sem propósito. Como já disse anteriormente as três histórias formam uma sequência, e o que me pareceu foi que a do John serviu só de elo entre as outras duas, mais nada além disso. Até porque as outras duas são mais profundas, mostram todo um desenvolvimento de seus personagens no momento em que eles superam grandes adversidades, enquanto a do John eles passam trabalho por algo absurdamente besta que sinceramente não tirei ensinamento algum e depois tudo termina bem. Desculpe quem gostou desse conto, mas sinceramente não vi nada demais nele.

A terceira e última história, O Santo Padroeiro dos Porcos conta a história de Addie, que está desesperada pelo término de seu namoro e por isso ter sido inteiramente sua culpa, mesmo que ela tenha certa resistência em admitir. Na tentativa de se redimir ela convida Jeb, seu namorado, para encontrá-la no Starbucks que é onde ela trabalha. Tudo piora quando Jeb não aparece e nem entra em contato, a fazendo acreditar que ele não quer mais saber dela. Na manhã de natal ela chama suas melhores amigas para que elas a apoiem, mas as coisas não saem como o esperado e elas acabam brigando pelo fato de uma delas a acusar de ser egoísta e querer que tudo saia à sua maneira, o que Addie acredita ser uma completa calúnia, mesmo que no decorrer da história outros personagens demonstrem pensar o mesmo que sua amiga.

Esse conto me fez pensar bastante. Eu comecei não gostando dela, achando que ia ser uma história mais deprê em que a personagem principal possui doutorado em mimimi, mas não! Ela dá uma volta e tudo começa a se encaixar, terminando de um jeito bem fofo e se unindo muito bem com as outras histórias, é até engraçado ver todos os personagens juntos.
" – Adeline, você torna as coisas muito mais difíceis para si mesma do que precisa – falou ela. – Garota bobinha, não é o que o universo nos dá o que importa. É o que nós damos ao universo."
Essa citação me fez pensar bastante, porque se formos analisar isso é verdade, eu acredito que se nós damos coisas boas ao universo, nós receberemos coisas boas em troca também. Vendo todo o amadurecimento da personagem e as questões em que ela começa a pensar, automaticamente nós vamos nos analisando junto, porque convenhamos, quem nunca se colocou de vítima em uma situação sem nem mesmo parar para pensar na outra pessoa envolvida? Quem nunca fez drama a troco de nada?

Por questões assim, pela história em si e pela forma como ela foi contada, que de longe O Santo Padroeiro dos Porcos foi minha história favorita.



E vocês pessoal, já leram o livro? De qual dos três contos mais gostaram? Deixem suas opiniões nos comentários!


Por hoje é isso!
Kissus kissus! o/

11 comentários

  1. Que barato. Já gostava do livro, agora fiquei com gostinho de quero mais. Mas vou deixar para ler em dezembro. Para aumentar o clima do Natal! =D

    Sobre o que falou dos livos. acho que você pode intercalar, os livros que você sabe que vai ler mais rápido com aqueles que "nem tanto". Assim você não corre o risco de ficar com várias leituras acumuladas no final.

    Só uma opinião.

    Seu blog é lindo Ju!
    Beijinhos!

    Vanessa Vieira

    Pensamentos valem mais que ouro

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse livro é daqueles que você acabou de ler e já quer se aventurar por ele de novo! Eu também pretendo reler no Natal, vamos ver quais sensações ele vai me trazer :)


    É uma boa ideia mesmo, muito obrigado pela sugestão, sua opinião foi muito importante! <3


    Ah, fico muito feliz que tenha gostado e obrigado pelo elogio!! *----*


    Bjus e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juh ♥
    Esse é um dos poucos livros com o John Green que ainda não tenho, e confesso que estou curiosa. Gosto de contos e, por mais que prefira livros com histórias únicas, me diverto lendo livros que recorrem a eles (os contos). É uma pena saber que o conto do tio João Verde é o mais fraco, mas ainda parece valer a pena pelos outros dois. Espero poder ler em breve, aí volto para te dizer o que achei :3
    Beijos e ótima semana!


    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, e esqueci de comentar. Que legal essa história dos 20 livros de presente, hein?! Será que consigo repetir a façanha com meus amigos? Faço 23 esse ano, hehe xD

    ResponderExcluir
  5. Oi Leilah! :)

    Eu também gosto bastante de livros de contos e a dinâmica deles é ótima porque você pode ir para a história que quiser sem perder nada e ainda pode determinar seu próprio ritmo, diferente dos livros inteiros que se é bom a gente pensa "OMG! Preciso do próximo capítulo!" ou se é ruim você é obrigada a aturar para só então chegar na parte boa, então apesar de eu também gostar de livros inteiros os de contos tem suas vantagens.

    Quanto ao do tio João Verde, dá para se divertir com a história desde que você não espere muita coisa, e os outros dois contos valem todo o livro! ♥

    Então de modo geral eu super recomendo esse livro, você vai adorar!! E depois me conta sim o que achou! :)

    ResponderExcluir
  6. Foi muito legal mesmo, e o mais divertido é que foi surpresa, então tu já imagina a felicidade da pessoa, né? XDD
    Haha, eu acho que consegue sim!! Boa sorte com a tentativa e me conta se conseguir!!


    Bjão e boa semana!!

    ResponderExcluir
  7. Sim, contos são muito divertidos! Quando era mais nova, lia muitos livros da série "Para Gostar de Ler" que, assim como a série "Contos e Crônicas", apresentava apenas contos e crônicas de autores nacionais. Eram contos curtos, de algumas páginas, mas que já ajudavam a alimentar esse amor pela leitura. Então até hoje gosto muito, apesar de ter acabado de perceber que não tenho nenhum livro de contos na minha coleção.
    E foi bom que vi essa sua resenha antes de ler, assim não irei com altas expectativas para o conto do João Verde - acho que assim conseguirei aproveitar mais, sem me decepcionar.
    Obrigada pela recomendação, beijos e até mais :D

    ResponderExcluir
  8. Oooi Juu!! que delíícia ganhar um livro para cada inverno rsrsrs muuuito criativo isso!! acho que vou mobilizar minha família para me dar 26 livro o ano que vem, mas nosssa, sinceramente não sei se dou conta de ler tudo em um ano não!!! mas suuuper te apoioooo nessa maratona!!!! e coloque tuuuuudo aqui!!!
    Sobre os livros maiores e menores, concordo com a Vanessa, acho que vc deveria intercalá-los para não acumular no final!!!
    Ainda não li esse livro do John Green! O último livro que eu li dele foi meio comovente e a culpa é das estrelas heheheeheheh por isso ainda estou me recuperando!! Na verdadeee, eu não sei se eu iria gostar desse livro, me parece meio aguinha com açúcar sabe rsrsrsr mas pode ser que eu esteja errada né!!!!
    Bom minha linda, ameei seu blog, super incentivo blogs como o seu que tem CONTEÚDO!! obrigada por ter deixado seu link no grupo! ja te sigo e voltarei mais vezes aqui!!!!

    Mil beeeeijos, Katy :)

    www.minicharmedodia.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Katy! Coisa boa te ver por aqui!

    Primeiro de tudo, eu acabei de entrar na internet depois de um dia bem cheio e exaustivo, nem ia aparecer aqui no blog até que vi no meu e-mail a notificação do seu comentário, e preciso te dizer que ganhei o dia! É muito bom ler um elogio desses, ele me deu a certeza de que o blog está no rumo certo e que estou fazendo o meu melhor. Muito obrigado por isso, de coração!! ♥ ♥

    Fico feliz que você esteja gostando do desafio e que pretende continuar acompanhando, isso é um mega incentivo para mim! E use a ideia sim, te apoio! Inclusive me avisa se conseguir!

    Em relação ao livro, ele tem vários momentinhos água com açúcar sim, mas tem vários momentos hilários, eu chorava rindo!! XDD
    ACEDE é muito bonitinho, e qual foi o outro que você leu? Alasca?

    Eu que agradeço pela visita e por trazer toda essa energia boa para o meu cantinho, muito obrigado por isso e por seguir!!

    Bjão e volte sempre! ♥

    ResponderExcluir
  10. aah lindaaaaa!! então ganhamos o dia juntas!!!! :)
    é claro que o blog está no rumo certo amore! blog com conteúdo são tuudo pra mim e juro, eu não tenho dúvidas de que vc está fazendo o seu melhor! ...não precisa de muito pra perceber isso! mas sabe o mais gostoso? o mais gostoso é ler resenhas de livros do estilo que vc gosta... isso é demaaaaais Ju!!! vamos lááá, super te apoio minha lindaa!!! e se por ventura vc postar mais coisinhas aqui e eu não aparecer, por favor, deixe seu link no meu blog ta? nem sempre dá tempo de entrar na internet todos os dias...
    aai Ju, esse desafio dos 26 livros é só pra quem é foood*!!!!! amo ler, mas não daria conta de ler mais de dois livros por mês não srsrsrsrrs mas pensando bem, não consigo ler dois por mês, mas ao minimo consigo ler um por mês né... por que nããããão o desafio dos 12 livros em 12 meses nééé Juuu!!!! aiiiiiii que lindaaaa, vc me inspirou para mais um projetooooo!!!!!! vou organizar tudo e postar no blog e vou colocar vc como minha inspiradoraaaaaa!!!!!!!!! :D OBRIGADAAAAAAAA JUUUUUUU!!!!!!!!!!! hehehehehehehe
    e ah!! do John Green eu só li o ACEDE mesmo!! mas quem sabe o alasca não seja um dos proximos do projetoooo?!?!!? :D
    FORÇAA JU!! AMANHÃ É UM NOVO DIA!!!! #TamoJuntas!!!
    mil beeeeeijos linda!!!

    ResponderExcluir

Todas as ilustrações utilizadas nesse blog são de autoria da ilustradora Duda Almeida. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...